Câmara realizou Audiência pública onde debateu a criação de uma força-tarefa para combater a dengue

O risco de epidemia de dengue em João Lisboa que antes era de 4.8, caiu para 2.5

JOÃO LISBOA – Com objetivo de discutir o combate a dengue em João Lisboa, a Câmara Municipal realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira (23). O risco de epidemia de dengue em João Lisboa que antes era de 4.8, caiu para 2.1 em menos de dois meses.

A Audiência foi presidida pelo presidente da comissão de saúde o vereador Evaldo Seledor e a vereadora Val Mota. Tendo a presença dos vereadores Francimar Carvalho (Presidente), Nego da Edna, João Filho, Roni Marcelino, Val da Saúde, João Menezes, Arcanjo Lima, Junior Holanda, e a vereadora Maria do Sindicato.

Prestigiaram o evento a vice prefeita Maria do Nilson, os secretários Dr. Cleonaldo Diniz (Saúde), Vilson Soares (Finanças), Edna Maria (Assistência Social), Polyano Bispo (Esportes), Carlinhos (adjunto de Saúde), a coordenadora dos programas de saúde Carla Rocha.

Os vereadores querem mobilizar a cidade para realizar força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue.

O vereador Nego da Edna enfatizou a responsabilidade da comunidade e órgão públicos para o combate a dengue na cidade. "Será preciso realizar uma força-tarefa, entre todas as secretarias e a sociedade. Através da união iremos vencer este problema. Que esta audiência possa servir para melhora a qualidade de vida da nossa população. E hoje mais uma vez estamos sendo dignos em termos sido eleitos para enfrentar os problemas no município”.

Já o vereador Arcanjo Lima, informou que a população precisa se conscientizar sobre a proliferação da dengue. "Todos tem que zelar de suas casas. E que as ideias expostas aqui que sejam colocadas em pratica. E que o poder Executivo resolva esta problemática, pois entre os 217 municípios maranhenses, a cidade de João Lisboa esta em 8º no índice de uma possível epidemia. A culpa não é da equipe de endemias, do secretário de saúde, pois eles precisam das possibilidades de trabalho”.

O presidente Francimar Carvalho, destacou que todos precisam buscar soluções. "Eu vejo que esta problemática é muito mais complexa do que imaginamos. Vão vamos culpar A ou B, e sim realizar uma força-tarefa para juntos possamos combater este problema. Quero parabenizar os ACS do Bom Lugar, pelo grande trabalho realizado no povoado, e toda a equipe de endemias pelo empenho. Pois se o próprio Ministério da Saúde enfatiza que é normal um índice de 1% para casos de dengue, os trabalhos já realizados pela secretaria de saúde estão perto do índice aceitável”.

Para o secretário de saúde Cleonaldo Diniz, a Audiência foi muito importante para a cidade abraçar a causa. “Necessitamos de uma grande conscientização da comunidade. A questão principal e primordial é a limpeza, eliminação dos criadouros e larvas dos mosquitos presentes no ambiente. E que cada um possa fazer sua parte. Agradecemos ao Poder Legislativo em realizar esta audiência onde o maior beneficiado é a população, alunos, diretores de escolas, ACS, Agentes de Endemias e população que estão participando deste momento que também é de conscientização”.

De acordo com o coordenador de Endemias Raimundo Queiroz, relatou os trabalhos já realizados. “Hoje temos 10 zonas de trabalho, e em cada uma delas temos um profissional. Toda semana realizamos uma reunião, e renovamos as informações, e realizamos acompanhamento dos trabalhos dos nossos funcionários. No ultimo levantamento temos os dados atualizado onde o índice de uma possível epidemia que era de 4.8 caiu para  2.5. A redução não é imediata mais os trabalhos realizados em fevereiro e março refletem nesse índice”.

José Orlando representante da Regional de Saúde de Imperatriz, destacou que a audiência  não é para encontrar culpados, e sim encontrar soluções. “O grande papel desta audiência é para debatermos o problema e juntos encontrarmos soluções para serem implantadas. A Câmara de vereadores esta cumprindo o seu dever institucional, e esta sendo uma tribuna aberta para que a população se manifeste e assim resolver os problemas. A responsabilidade é de todos nós”.

O pastor Luizinho (Assembleia de Deus), avaliou que a conscientização e dever de cada um. "O momento que vivemos, hoje é de prevenção. E os vereadores merecem aplausos e reconhecimento e os que atuam na área da saúde o nosso respeito. Se nós conseguirmos educar o nosso povo tudo vai dar certo. E que Deus continue nos abençoando, e cada um abrace essa causa para fazer o melhor para a nossa vida”.

A vice prefeita Maria do Espirito Santo, enalteceu que o prefeito Jairo Madeira esta compromissado com o bem estar da população. "Agradecemos a confiança dada pelo povo, que nós elegeu. E estamos retribuindo  realizando boas ações no município. E a atual administração e toda a sua equipe de governo estão comprometidas em trabalhar em prol do povo. E já estamos tendo êxito com as ações já realizadas pela secretaria de saúde. Pois o índices de possibilidade de uma epidemia foi reduzido pela metade em menos de dois meses, antes era de 4.8, hoje esta em 2.5”.

• 24/03/2015