Alunos poderão ter disciplinas de Robótica e Programação nas escolas de educação básica em João Lisboa

João Lisboa, 22 de abril de 2025 – A vereadora Eva Magna apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (22) o Projeto de Lei nº 007/25 que pretende incluir as disciplinas de Robótica e Programação na grade curricular das escolas da educação básica no município de João Lisboa.
Ela justifica que a medida é necessária e urgente para preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e dinâmico. A educação contemporânea deve estar alinhada com as demandas do século XXI, onde habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade são fundamentais.
A vereadora, professora Eva Magna, ressalta que “a robótica e a programação não apenas desenvolvem competências técnicas, mas também estimulam o pensamento crítico e a colaboração entre os estudantes”.
“Essas disciplinas promovem o aprendizado ativo, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu processo educativo, ao mesmo tempo em que despertam o interesse por áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, acrescenta.
Além disso, a implementação dessas disciplinas no currículo escolar contribui para a inclusão digital, reduzindo a desigualdade de acesso às tecnologias e preparando todos os alunos para os desafios da era digital. “A formação de parcerias com instituições de ensino superior e empresas de tecnologia garantirá que os conteúdos sejam atualizados e relevantes, além de proporcionar aos alunos experiências práticas e inovadoras”, diz ela.
A vereadora Eva Magna frisa que “a proposta visa não apenas modernizar o currículo escolar de João Lisboa, mas também formar cidadãos mais preparados para o futuro, capazes de se adaptar e contribuir para um mundo em constante evolução tecnológica”.